
No âmbito do curso Aquisição Básica de Competências, promovido pela Rede Valorizar e que está a ser lecionado de momento na escola profissional de São Jorge, realizou-se uma iniciativa de cariz social, onde os alunos deste curso tiveram oportunidade de se deslocarem ao canil municipal de maneira a entregarem alimentos recolhidos para os animais.
Segundo o professor Marco Castanha, coordenador deste curso, “esta iniciativa é da única responsabilidade destes formandos” e é uma atividade que “consistiu exatamente na angariação de donativos para entregar no canil municipal”, necessariamente alimento.
A iniciativa de angariação de alimento para os animais decorreu na própria escola e também em algumas superfícies comerciais.
No que diz respeito a estes cursos de aquisição básica de competências, o coordenador do curso, que é pela primeira vez leccionado na escola profissional, salienta a importância deste tipo de aprendizagens para pessoas que tinham uma formação muito básica e que se encontravam no desemprego.
“Esta formação que agora está a terminar foi, claramente, uma mais valia” para todos os alunos, afirmou Marco Castanha, dizendo ainda que apesar de uns conseguirem realizar as tarefas “com mais dificuldade e outros com menos”, estes cursos devem ser “uma aposta que quer a Escola Profissional quer a Região têm de manter”.
Marco Castanha realçou o facto de existirem pessoas com “uma formação muito básica e esta é uma oportunidade que essas pessoas têm para desenvolver mais competências”.
Jorge Silveira, aluno do curso ABC está a concluir agora o sexto ano de escolaridade e considera que “esta foi uma oportunidade muito boa para a sua” vida mesmo apesar das dificuldades sentidas inicialmente.
Jorge Silveira acrescentou ainda que agora considera que de facto nunca é tarde para aprender.
Liliana Andrade/RL Açores