Os trabalhadores dos matadouros nos Açores voltam a ter uma carreira especial.
O deputado do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores), Paulo Silveira, afirmou que a nova carreira especial dos trabalhadores dos matadouros, aprovada na passada semana no Parlamento por proposta do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, vem “repor a justiça” para com estes profissionais.
O diploma em causa “insere-se numa política de valorização dos recursos humanos que o Governo da Coligação tem vindo a desenvolver em várias matérias, a que acresce agora a Rede Regional de Abate”, apontou o deputado do PSD/Açores eleito por São Jorge.
De acordo com Paulo Silveira, o decreto legislativo regional agora aprovado “vem finalmente dar resposta a uma reivindicação antiga dos trabalhadores dos matadouros, reconhecendo e considerando o esforço físico das funções inerentes”.
Paulo Silveira recordou que a proposta surge “num contexto em que se verifica um aumento exponencial do número de abates, com mais de 19 mil toneladas de carne abatida na Região de janeiro a agosto do presente ano”, o correspondente a mais “332 toneladas de carne por comparação ao período homólogo de 2023”.
O parlamentar social-democrata intervinha no debate do regime jurídico da carreira especial dos trabalhadores dos matadouros da Rede Regional de Abate, na Assembleia Legislativa, na Horta.
O regime jurídico foi aprovado no Parlamento, apesar de vários partidos considerarem que existem ilegalidades no regime de prevenção.
RL/PSD
