Berta Cabral defende que empresários regionais têm sido estratégicos para o crescimento do Turismo nos Açores

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas afirmou, na segunda-feira, em Ponta Delgada, que os empresários regionais têm tido um papel estratégico no desenvolvimento e crescimento do setor do Turismo nos Açores.

Berta Cabral falava na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no painel de abertura da quarta sessão das Conferências “Estratégia Turismo 2035”, iniciativa organizada pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Berta Cabral reforçou a ideia de que “o turismo só é bom para os Açores se for bom para os residentes e para os turistas”.

Segundo a governante, os grandes desafios que se colocam ao Governo dos Açores são a mitigação da sazonalidade, saber levar os fluxos turísticos a todas as ilhas e criar valor em cada uma das nossas nove ilhas, formar mais efetivos qualificados e continuar a trabalhar na sustentabilidade, que é o “pilar absoluto” da governação.

Relativamente aos mercados emissores, a Secretária Regional da tutela sublinhou que a Alemanha tem sido o principal mercado externo dos Açores, mas “já foi ultrapassado pelos Estados Unidos da América, que traz até às ilhas turistas de todos os estados norte-americanos, de todas as gerações e de todas as profissões”.

RL/GRA