A Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH) pediu “decisões urgentes” sobre o modelo de transporte marítimo de mercadorias, considerando que “não é aceitável a persistência do Governo Regional em não decidir” sobre a matéria.
A Câmara do Comércio adianta que enviou um ofício à secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, no qual manifesta a sua preocupação pública com este tema do transporte marítimo de mercadorias.
Para a associação empresarial, “é urgente” proceder à implementação das conclusões do Estudo sobre o Transporte Marítimo de Mercadorias para assegurar um sistema, entre o continente e os Açores, “mais previsível e equitativo entre todas as ilhas”.
A direção da CCIAH insiste que a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Mobilidade atue de “forma proativa”, colocando estas questões no topo das prioridades da agenda política regional no que diz respeito aos transportes.
A CCIAH convida o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) a rever as suas políticas económicas, esperando que existam “sinais de que estão dispostos a abrir a economia ao exterior”, mesmo que para tal “tenham de retirar da equação as vacas sagradas de sempre, seja no setor dos transportes marítimos, seja noutras áreas relevantes para a região”.
RL/CCIAH
