CCIAH apresenta Comissão da Juventude

A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH) apresentou a nova Comissão da Juventude da CCIAH.

Esta Comissão será um órgão consultivo da Direção da CCIAH, e composta exclusivamente por jovens, residentes nas Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa. Segundo do Presidente da CCIAH, esta iniciativa prende-se com dois aspetos essenciais: primeiro “trazer para dentro da CCIAH a juventude” e “abertura da instituição à sociedade”. Em conferência de imprensa esta tarde, o Presidente da Associação Empresarial realçou o carácter “inovador” da Comissão e defendeu a CCIAH será “tão mais útil e mais forte quanto a sociedade se revir nela e nas posições defendidas”. O convite para presidir à Comissão foi efetuado ao jovem vencedor do prémio José Inácio Cardos deste ano, João Pedro Alves.

João Pedro Alves é recém-formado em medicina e médico interno de formação geral no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira. Destacou a “responsabilidade e motivação” que o levaram a aceitar o convite, e indicou que pretende “dar voz aos jovens” junto da Direção da CCIAH. “Há um problema estrutural que a juventude enfrenta hoje em dia”, disse na conferência de imprensa, dando como exemplos o abandono no escolar nos Açores, que é 3 vezes o abando escolar nacional, a emigração jovem, 3 vezes a da população geral, e os problemas com álcool e drogas ilícitas. “Isto não é por falta de talento ou falta de capacidade, são dificuldades de integração, de oportunidades e de perspetivas de futuro”, defendeu o jovem. “Esta é uma geração adiada, na sua autonomia financeira, nos seus projetos e nos seus sonhos de vida”, disse João Pedro Alves. A prioridade da Comissão será “a fixação dos jovens nos Açores, com uma perspetiva de futuro, desenvolvimento económico sustentável e pujante”, indicou. “Primeiro temos de analisar e ouvir o que os jovens têm para nos dizer e depois apresentar propostas concretas para um futuro mais risonho na Região”.

João Pedro Alves será um dos 7 elementos da Comissão da Juventude da CCIAH, órgão que se pretende plural, com representação territorial das 3 ilhas, com áreas de formação diferentes e que tenha capacidade de apresentar diferentes sensibilidades e perspetivas.

RL/CCIAH