CDS-PP apoia implementação da nova Rede de Áreas Marinhas Protegidas nos Açores

Os deputados do CDS-PP aprovaram, nesta quinta- feira, uma iniciativa do Governo Regional para estabelecer a Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA).

Para justificar a posição, o deputado Pedro Pinto apontou a “biodiversidade do mar como uma das maiores riquezas dos Açores”, que importa “preservar, o mais urgentemente possível”.

O deputado observou que “nos Açores, somos pioneiros na proteção do nosso mar” e deu como exemplo “a proteção já realizada desde 2014 ao largo da ilha de Santa Maria”, com resultados que dez anos depois já se podem verificar e se traduzem em “importantes melhorias nos ecossistemas e recuperação da biodiversidade”, reconhecidas por todos os setores que usam o mar para a sua atividade.

Sobre o impacto da Rede de Áreas Marinhas Protegidas no sector da pesca, Pedro Pinto acredita que, a médio e longo prazo, terá “um efeito positivo na disponibilidade de pescado, devido ao aumento da biodiversidade”. Pelo mesmo motivo, também se antecipam ganhos para as atividades marítimo-turísticas.

RL/CDS-PP/A