Na sequência do debate na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores sobre o incêndio ocorrido no Hospital Divino Espírito Santo (HDES) há quase um ano, a Deputada do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, destacou a necessidade de fortalecer e criar redundância no Serviço Regional de Saúde, assegurando um sistema robusto e preparado para responder aos desafios do futuro.
Catarina Cabeceiras frisou que o debate deve centrar-se no futuro e não apenas no passado, afirmando que “o CDS defende uma perspetiva abrangente para a saúde nos Açores, que passe pela capacitação transversal do SRS e pela criação de uma verdadeira redundância no sistema público de saúde”.
A redundância, segundo a Deputada, não pode ser assegurada exclusivamente através do setor privado ou concentrada numa só ilha. “A centralização de serviços de saúde numa única ilha é inaceitável”, reforçou, apontando que os hospitais da Terceira e da Horta, bem como os centros de saúde de todas as ilhas “devem ser parte fundamental desta estratégia”.
RL/CDS-PP
