Exercício TOURO25 reforça preparação e eficácia do sistema de Proteção Civil nos Açores

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática destacou o papel do exercício TOURO25 na consolidação de um sistema de proteção civil mais preparado, coordenado e resiliente, capaz de garantir uma resposta eficaz e integrada em situações de emergência.

“Sem um sistema robusto e preparado, seríamos uma comunidade vulnerável e desamparada nos momentos mais críticos. A capacidade de reagir com rapidez, coordenação e eficácia é determinante para salvar vidas”, sublinha.

“Cada exercício, cada treino e cada investimento são oportunidades de aprender, evoluir e aperfeiçoar continuamente”, afirmou o governante, realçando que “o TOURO25 é mais do que um exercício, é um compromisso do Governo dos Açores com um sistema de proteção civil cada vez mais integrado e próximo das populações”.

Organizado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o TOURO25 decorreu entre 6 e 8 de novembro, na ilha do Faial, reunindo 22 entidades e cerca de 150 operacionais, além de figurantes e técnicos.

Durante três dias, perante um cenário de condições meteorológicas adversas, foram testadas respostas operacionais a cenários complexos, incluindo movimentos de vertentes, evacuações, acidentes multivítimas e incidentes com matérias perigosas, colocando à prova os diferentes agentes do Sistema de Proteção Civil.

Pela primeira vez, o exercício combinou workshops temáticos seguidos de exercícios LIVEX (movimentação de meios no terreno), num modelo que possibilitou uma abordagem mais integrada entre a formação técnica e o treino operacional. 

O Secretário Regional, que tutela a pasta da Proteção Civil, recordou que, além de treino, esta é uma área que requer recursos humanos qualificados, motivados e devidamente apoiados no desempenho das suas missões. 

RL/GRA

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner