Estão garantidas as condições para que se realizem as Festas em honra do Divino Espírito Santo no concelho das Velas. A garantia foi dada esta terça-feira por Luís Silveira, o presidente do Município de Velas, ao dar a conhecer que foram adotadas “medidas preventivas” que passam, essencialmente, pela desobstrução de vias e a proibição de estacionamentos abusivos nos locais das festividades.
Realizou-se esta segunda-feira uma reunião entre os Serviços Municipais de Proteção Civil de Velas e Calheta, Forças de Segurança, Proteção Civil Regional e a Diocese de Angra do Heroísmo, por via da Ouvidoria de São Jorge, de forma a determinar as medidas de prevenção para a realização das Festividades em Honra do Divino Espírito Santo, perante o cenário de crise sismovulcânica que se vive atualmente.
Ora, o autarca velense reforçou que as medidas a serem adotadas “são meramente preventivas”, frisando que as pessoas terão que estacionar os carros sempre no sentido Velas-Calheta e apelando a que tenham nos carros “a mochila preparada caso tenham que evacuar numa altura em que estejam numa festividade”.
Luís Silveira fez saber que está a decorrer um trabalho muito minucioso com as Juntas de Freguesia do concelho para que as mesmas forneçam à autarquia e forças de segurança os nomes, locais e datas de cada festividade a ocorrer.
“Não haverá limitação dos espaços”, fez saber o autarca velense, frisando que a única regra é que não se criem constrangimentos a nível de trânsito, algo que se costuma verificar, tendo em especial atenção toda a situação que se vive e a necessidade de a população demonstrar a sua fé ao Divino Espirito Santo, com Luís Silveira a apelar à sensibilidade dos velenses nesse sentido.
Faltando ainda algum tempo para o início das Festas em Honra do Divino Espirito Santo, o presidente do Município das Velas diz que se o nível de alerta descer entretanto, as medidas serão, claro, reajustadas nesse sentido.
A fiscalização destas medidas preventivas será efetuada pela PSP, com colaboração da GNR e eventualmente com a colaboração das Forças Armadas, fez saber o autarca velense.
RL Açores




















