Governo Regional continuará a implementar políticas para valorizar Mar dos Açores

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, declarou  que o Governo Regional vai, em 2025, continuar a implementar políticas para “conhecer e valorizar o Mar dos Açores”.

“Em 2025, o objetivo é aumentar a ambição e é com esse objetivo, que apresentamos, no âmbito do Plano e Orçamento para a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, um valor total de 45 milhões de euros”, sublinhou o governante.

Mário Rui Pinho falava no Parlamento dos Açores, na apresentação das propostas de Plano e Orçamento para 2025.

Sobre a sua área, o governante destacou um investimento de 28 milhões de euros no “desenvolvimento do Cluster do Mar dos Açores, projeto que se afirma como absolutamente estruturante para a Região e, até para o país”.

Neste projeto, lembrou, inclui-se “a aquisição de equipamento para o novo navio de investigação e a construção do centro experimental de investigação e desenvolvimento ligado ao mar (Tecnopolo MARTEC), no âmbito do PRR, ou a construção do Centro de Experimentação de Tecnologia dos Açores e a definição da Zona Livre Tecnológica dos Açores”.

No que diz respeito às infraestruturas de apoio às pescas, Mário Rui Pinho destacou o contrato-programa com a Lotaçor, “empresa parceira e estratégica” em todas as ilhas, “que tem vindo a fazer um apurado e importante trabalho de recuperação e manutenção de um conjunto de equipamentos que são absolutamente fundamentais, para assegurar a sustentabilidade do setor”.

RL/GRA

Deixe um comentário