Horta dispõe de sistema de bicicletas partilhadas “E-BLUE”

Na ilha do Faial já é possível utilizar o Sistema de Bicicletas Partilhadas “E-BLUE” . Este é um investimento na mobilidade sustentável, que incentiva o desenvolvimento de comportamentos mais amigos do ambiente, quer pelos residentes, quer por quem visita a ilha.

Carlos Ferreira evidencia que “as obras em desenvolvimento no Faial, como a Variante, o projeto do eixo Algar-Courelas, da responsabilidade do Município, ou ainda a Frente Mar, na qual se insere este projeto, refletem esta preocupação, ao incluir a construção de circuitos cicláveis”, realça o edil sobre o investimento municipal de 207.576,78€, financiado em 85% por fundos comunitários.

Inserida no projeto Horta a Pedalar, a solução de sistema partilhado de bicicletas elétricas (BikeSharing) inclui 30 bicicletas elétricas, e 7 estações, com 8 lugares cada, localizadas na Rua Príncipe Alberto do Mónaco, Travessa do Porto Pim, Rua José Azevedo (Peter), Praça do Infante D. Henrique, Largo Duque d’Ávila e Bolama, Praça da República e Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa), num total de 56 lugares de carregamento/amarração, sendo que a interação com o utilizador da bicicleta será realizada através da aplicação E-BLUE.

Neste momento, a app E-BLUE está apenas disponível para utilizadores de dispositivos IOS, por questões alheias ao Município, esperando-se que brevemente os utilizadores de dispositivos Android possam utilizar igualmente esta aplicação.

Sobre o tarifário, se for assinante, os primeiros 30 minutos de cada utilização são gratuitos, depois serão taxados 5 cêntimos por minuto. Se não for assinante, a taxa de desbloqueio é de 1€, e em seguida 5 cêntimos por minuto, a partir dos 30 minutos.

RL/CMH