A 20.º edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses volta a colocar o Município de Velas entre os melhores do País.
As Velas ocupam a 24ª posição do Ranking Global dos Municípios integrados na lista dos 100 melhores classificados globalmente, tendo subido 4 posições em relação ao ano anterior, sendo o 3ª melhor dos Açores em termos de pontuação global referente ao ano de 2023, posição que mantém em relação ao ano transato.
De recordar que este é um documento elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, o qual analisa a saúde financeira do Setor Público e a Boa Gestão das Entidades Públicas, sendo, aliás, o espelho do que se passa nas Câmaras Municipais Portuguesas e um contributo para o melhor conhecimento do Poder Local.
O Município de Velas destaca-se a nível Nacional, ocupando o 3º lugar, a nível do valor dos resultados económicos apresentados, sobretudo os resultados operacionais.
Outro indicador importante tem a ver com a grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos, onde, neste campo, o Município volta a estar em destaque entre os 20 melhores do País, com um índice de superavit de 130,7%.
Já no que diz respeito ao grau da execução da receita cobrada em 2023, as Velas ocupam a 2ª posição a nível Açores, sendo que no peso das receitas provenientes de impostos, taxas e licenças no total cobrado, as Velas ocupam a 16ª posição no total da Região Autónoma dos Açores, mantendo-se assim como um dos Municípios que tem a menor carga fiscal, por via da diminuta cobrança de impostos que tem sido levada a cabo no Concelho pelos sucessivos Executivos liderados por Luís Silveira.
RL/CMV