Partido Socialista avança com debate de urgência sobre fim dos apoios aos clubes desportivos e eventos para promoção turística

O Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores anunciou que o Grupo Parlamentar do PS/Açores agendou um debate de urgência no Parlamento sobre “o fim dos apoios no âmbito do regime de financiamento público de iniciativas com interesse para a promoção do destino turístico Açores e dos apoios aos clubes desportivos para promoção turística no âmbito da Palavra Açores”.

Segundo Berto Messias “o anúncio do Governo de acabar com estes apoios compromete os projetos desportivos de vários clubes para a próxima época, bem como compromete a realização de muitos eventos em todas as ilhas dos Açores com grande impacto para as economias locais”.

Segundo o líder parlamentar, “é obrigatório que este tema seja debatido no Parlamento de forma transparente, porque temos hoje versões diferentes entre membros do Governo. A Secretária da Educação e Desporto diz uma coisa, o Diretor Regional diz outra, a Secretária do Turismo diz outra e o Grupo Parlamentar do PSD Açores diz outra diferente. Exige-se clareza e uma estratégia bem definida que promova o desporto açoriano no exterior e que apoie iniciativas nas várias ilhas que tem grande impacto local como torneios de formação ou provas desportivas em várias modalidades”.

Ainda sobre este tema, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores lamentou que, além dos cortes e da evidente falta de estratégia, se verifiquem também dois registos lamentáveis. 

Berto Messias concluiu sublinhando que o Partido Socialista vai continuar a defender, no Parlamento e junto do setor desportivo, uma política pública que reconheça o papel dos clubes e dos eventos desportivos na coesão social, na formação dos jovens e na promoção externa da Região, reafirmando que “os Açores não podem desperdiçar um instrumento tão relevante de desenvolvimento económico e social por mera falta de visão estratégica do Governo”.

RL/PS