O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, apresentou no Parlamento dos Açores, o Plano de Investimentos para 2025, com um orçamento total, nas áreas da sua tutela, de 33 milhões de euros, refletindo um aumento de 3,8% em relação a 2024.
Durante a apresentação, Alonso Miguel reafirmou o compromisso de “construir uma Região que reconheça e valorize o ambiente e a natureza como ativos estratégicos para garantir um desenvolvimento social e económico sustentável, bem como em garantir a segurança, proteção e bem-estar das nossas populações”.
O plano destina cerca de 19 milhões de euros a investimentos no setor ambiental e aproximadamente 14 milhões de euros para fortalecer o sistema regional de Proteção Civil, contemplando “iniciativas inovadoras e essenciais” para a Região.
O governante esclareceu que, “ao nível da ação climática, será dada continuação à implementação das medidas setoriais, no sentido de atingir as metas definidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica dos Açores”.
O governante acrescentou ainda que “está também previsto um investimento superior a 1,5 milhões de euros na Rede Regional de Centros Ambientais, bem como uma dotação de cerca de 565 mil euros para a Gestão dos Parques Naturais de Ilha, que permitirá também reforçar as intervenções nos trilhos pedestres”.
No que diz respeito à gestão de recursos hídricos, o Secretário Regional indicou que “está previsto um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, com destaque para os trabalhos de monitorização, manutenção e requalificação da rede hidrográfica da Região”.
RL/GRA