Projeto LIFE POLINIZAÇORES aprovado

Foi aprovada a candidatura da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação ao Programa LIFE na área temática da Iniciativa Europeia para os Polinizadores, no valor de 2,78 milhões de euros.

O projeto LIFE POLINIZAÇORES visa criar condições mais favoráveis ao refúgio, alimentação e dispersão de polinizadores numa diversidade de usos de solo agrícola e florestais, e irá desenvolver-se ao longo de seis anos.

Para além do reforço da capacidade de produção de plantas destinadas aos trabalhos, envolvendo os serviços de ilha da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação nas ilhas das Flores, Faial, S. Miguel e Terceira, o projeto LIFE POLINIZAÇORES prevê a sua posterior utilização para melhoria de habitats em cerca de 51 hectares das mesmas ilhas.

As intervenções, aprovadas, decorrerão em áreas sob gestão da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação e outros órgãos do Governo Regional que são parceiros do projeto, mas também em terrenos privados sob gestão de produtores agrícolas e florestais e áreas publicas concessionadas a terceiros.

No seu conjunto, as intervenções propostas abordam trabalhos de criação de condições mais favoráveis ao refúgio, alimentação e dispersão de polinizadores numa diversidade de usos de solo agrícola (pastagens, pomares, produção hortícola, produção de flores) mas também, em colaboração com outras entidades públicas e privadas, em áreas florestais, agroflorestais, bermas de infraestruturas de circulação, miradouros, parques de recreio e lazer e jardins urbanos.

RL/GRA