PS/Açores quer divulgação do estudo da ampliação da pista do aeroporto do Pico e defende reforço das ligações aéreas à ilha

O PS/Açores vai enviar um requerimento ao Governo Regional a solicitar a divulgação do estudo sobre a ampliação da pista do aeroporto do Pico, considerado “um investimento essencial” para o desenvolvimento da economia da ilha.

Os socialistas também criticam a manutenção do número de ligações aéreas na rota Pico – Lisboa e Lisboa – Pico para o verão IATA 2025.

“Foi assumido um compromisso de garantir uma ligação diária da Azores Airlines entre o Pico e Lisboa, mas o que vemos é a repetição da programação de 2019, apesar do aumento da procura por esta ilha como destino”, sublinhou Mário Tomé.

O parlamentar lembrou o crescimento de 9% que se registou em 2024 no número de passageiros desembarcados nos voos inter-ilhas da SATA, evidenciando a crescente procura pelo destino, no entanto, a companhia aérea continua a não ajustar a oferta, criando entraves ao desenvolvimento económico da ilha.

Os socialistas justificam a intenção de questionar o executivo sobre a ampliação do aeroporto da ilha do Pico, no grupo Central dos Açores, na sequência da “ausência de uma resposta concreta do Governo Regional, que continua a adiar uma decisão fundamental para empresários e residentes do Pico”.

RL/GPPS