Secretária Regional da Saúde destaca aumento significativo na cobertura de médicos de família nos Açores

A Secretária Regional da Saúde e Desportoavançou, no Parlamento regional, números que revelam uma subida muito significativa na percentagem de cobertura de médicos de família, nomeadamente na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, que se encontra, neste momento, nos 95%, tendo subido 10% face aos números de 2019.

Este é o resultado do esforço da unidade de saúde e deste Governo Regional” neste aspeto em particular e que, realçou a Secretária Regional, tem já os olhos postos no futuro, contando com sete internos que terminaram a sua especialidade e asseguraram já o desejo de permanecer na Região, “antecipando assim a reforma de alguns colegas, previsível num futuro próximo” o que permitirá manter estas percentagens em valores elevados. 

Neste momento há diversas unidades de saúde cujos valores de cobertura de Medicina Geral e Familiar atinge os 100%, como acontece em Vila do Porto, Nordeste, Povoação, Vila Franca do Campo, Calheta, Velas, São Roque do Pico e Santa Cruz das Flores, segundo dados atualizados na primeira semana de maio.

No restante arquipélago, as situações em que as consultas complementares tomam maior relevância, devido às dificuldades em fixar os médicos nos concelhos, são Santa Cruz da Graciosa e Horta, com os números menos elevados de cobertura.

Nos concelhos da Ribeira Grande, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Madalena, Lajes do Pico os números estão entre os 87 e os 99% de cobertura.

GRA/RL Açores