A AGITA – Associação de Guias de Informação Turística dos Açores organiza de 14 a 16 de Janeiro de 2023 o 1º Encontro Regional de Informação Turística dos Açores na Ilha de São Jorge com o apoio da Câmara Municipal de Velas, da Agência Aquarius Viagens e Turismo e da Virver Viagens e Descobertas.
Este é o primeiro encontro daquilo que se pretende ser um evento anual a realizar alternadamente por todas as ilhas do arquipélago dos Açores. Com efeito, os Guias Intérpretes Regionais, Guias de Parque Natural e Guias de Montanha como grandes embaixadores da Região influenciam fortemente a decisão de revisitar um destino, assim como, no caso dos Açores, a decisão de visitar outras ilhas para além daquelas que são, muitas vezes, a porta de entrada no arquipélago.
São Jorge e todas as ilhas que de futuro darão palco a este Encontro Regional beneficiarão não só com o destaque que este evento proporciona mas também com a promoção feita, posteriormente, pelos Guias participantes no evento e que trará resultados a curto/médio prazo. Com a organização deste evento a AGITA dá oportunidade aos participantes de ficar a conhecer melhor a história, geologia, botânica, gastronomia e arte da ilha de São Jorge. É certo que uma pessoa só poderá ser um profissional de excelência na área da Informação Turística se conhecer bem o Destino onde presta serviços, nutrir um carinho especial pelo mesmo e tiver formação adequada e constante por forma a transformar a viagem de quem nos visita numa memória vitalícia.
Nos Açores, por sermos um território extenso e diversificado com nove ilhas, cada qual com as suas características e pontos fortes, devemos investir na formação dos trabalhadores do setor turístico e no aumento dos seus conhecimentos sobre as várias ilhas e não apenas daquela em que residem. Esta aposta na formação de Guias de Turismo que a AGITA faz com a organização deste Encontro Regional irá reforçar a coesão arquipelágica e as sinergias entre diferentes ilhas e traduzir-se numa melhor promoção da Região.
A escolha de São Jorge para a realização do primeiro Encontro deste género prendeu-se com o facto desta Ilha e, em particular, o setor do Turismo terem sido muito afetados não só pela Pandemia como também pela crise sísmica vivida. É esta a temática que dá mote ao momento do 1º Encontro Regional de Informação Turística que é aberto ao público e se realizará a 14 de Janeiro pelas 18:00 no Auditório Municipal das Velas. O restante programa organizado para os cerca de quarenta participantes inclui desde a realização do Trilho à Caldeira do Santo Cristo a diferentes excursões pela Ilha, visitas guiadas a Museus, Cooperativas de Artesanato, a uma Queijaria, à plantação de Café, permitindo assim aos Guias entrar em contato com a população local e adquirir conhecimentos em diferentes áreas características de São Jorge.
Importa salientar a época escolhida para a realização deste evento, a AGITA opta pelo mês de Janeiro por ser dos meses mais marcados pela sazonalidade, que é um dos grandes desafios que se colocam no desenvolvimento do Turismo nos Açores, e que toma contornos ainda mais vincados em ilhas como São Jorge. Neste sentido, considera-se importante a data e local escolhidos por tal ir de encontro ao que a Associação de Guias de Informação Turística dos Açores defende como pontos primordiais no planeamento e gestão do Turismo na Região: a mitigação da sazonalidade e a descentralização de fluxos turísticos.
AGITA/RL Açores