No dia 15 de janeiro, no próximo domingo, realiza-se na Igreja de Santo Amaro, Missa Solene de Festa às 14:00 horas, seguida de procissão, de forma a celebrar a festa da freguesia em honra ao seu padroeiro Santo Amaro.
O Tríduo Preparatório decorre de 12 a 14 de janeiro, havendo exposição do Santíssimo e Confissões às 18:30h, seguindo-se a Eucaristia às 19:00h.
O Padre Sandro Costa, pároco da freguesia de Santo Amaro, apela “à participação de toda a população da freguesia”. Realça, ainda, que este ano retoma-se uma antiga tradição “de termos os padroeiros todos da freguesia”, relembrando que, “ a freguesia vai desde do Toledo até à Queimada”. Solicita, ainda, “ a participação na parte da manhã na feitura dos tapetes, na colocação de arcos na rua”, “na participação com bens para arrematação e para o brinde de todas as pessoas”.
“Encontrei uma festa quase apagada”, afirma o Padre Sandro Costa, acrescentando, que quis “retomar aquilo que era de antigamente, a festa no seu tempo certo, e, retomar todas as tradições desde a feitura de tapetes até aos arcos na rua”. Afirmando que há um esforço para tentar “dinamizar” a paróquia.
O Padre Sandro considera importante celebrar este dia, além de se tratar do padroeiro da freguesia, há a importância da “ união da freguesia, na união da comunidade”.
Imagem: Paróquia de Santo Amaro
RL Açores