
As ações desenvolvidas pelos serviços de educação ambiental dos Parques Naturais dos Açores já abrangem um quarto da população escolar do arquipélago, com destaque para o programa Parque Escola, que representa dois terços dessa atividade e envolveu no último ano letivo mais de 18 mil participantes da comunidade educativa.
O programa Parque Escola 2015/16, uma iniciativa do Governo dos Açores, prevê para este ano letivo a realização de duas centenas de ações, concretizadas em mais de 500 sessões de educação e sensibilização ambiental em todas as ilhas da Região.
O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje, na apresentação do programa, no Jardim Botânico do Faial, que um dos objetivos da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente é aumentar os participantes abrangidos por esta iniciativa.
Hernâni Jorge destacou a existência de um elevado número de parcerias que têm contribuído para o sucesso do Parque Escola, que é operacionalizado pela Direção Regional do Ambiente, através da Azorina e dos nove Parques Naturais de Ilha, nomeadamente com organizações não-governamentais e as escolas dos Açores.
Para o Diretor Regional, esta é “uma aposta ganha” e reflete uma estratégia de aproximação entre “a escola e os parques naturais e vice-versa” que vai ser prosseguida.
Nesse sentido, vai ser disponibilizado o cartão ‘Professor Amigo do Parque’, no mesmo espírito e enquanto subprograma do já existente ‘Amigos do Parque’, mas com ofertas focadas na comunidade educativa.
O programa Parque Escola representa um persistente esforço para sensibilizar a população escolar no sentido da adoção de boas práticas ambientais e de dar a conhecer o património natural açoriano.
A oferta educativa está alicerçada no referencial curricular protagonizado para a Região e foi criada no âmbito do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA).
Os Parques Naturais apresentam a sua oferta educativa ambiental, gratuita, de acordo com os contextos ‘O Parque vai à Escola’, através de ações nas escolas, e ‘A Escola vai ao Parque’, com ações nos centros ambientais ou nas áreas protegidas, nas Reservas da Biosfera, nos geossítios e em locais sensíveis para a conservação da natureza.
O Parque Escola potencia ainda a implementação de vários programas regionais, nacionais e internacionais de que o Governo dos Açores é parceiro ativo, como o Eco-Escolas e o Jovens Repórteres para o Ambiente, ou, a nível regional, o do Geoparque Açores.
O programa para o ano letivo 2015/16, além da divulgação por via digital a toda a rede escolar pública e privada dos Açores, incluindo o ensino profissional, também vai ser disponibilizado no Portal Educar para o Ambiente, no endereço eletrónico educarparaoambiente.azores.gov.pt.
GaCS/RL Açores