Os Açores registaram média positiva em sete das 21 disciplinas realizadas na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).
A Região voltou a obter média positiva nas disciplinas de Inglês, Alemão, Desenho A, Latim A e Português Língua não Materna e atinge este ano nota positiva em História e Cultura das Artes e Física e Química A.
A média regional supera a média nacional nas disciplinas de Inglês, com 142,39 (média nacional de 137), e de História e Cultura das Artes, com 124,9 (média nacional de 88).
Relativamente a 2015, a média regional melhorou em nove disciplinas, nomeadamente Alemão, Inglês, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Filosofia, Física e Química A, Geografia A, História e Cultura das Artes e Literatura Portuguesa.
Nas disciplinas de Matemática A e de Português, a média desceu ligeiramente, em linha com a tendência também registada a nível nacional.
A Português registou-se uma descida de 1,74 nos Açores, passando de 95,96 para 94,22, e de dois pontos a nível nacional, 102 para 100, enquanto em Matemática A, a Região desceu 15,81, de 103,54 para 87,73, enquanto a média nacional desceu nove pontos, de 105 para 96.
Os resultados obtidos nos Exames Nacionais do Ensino Secundário, que valem 30% da classificação final da disciplina, traduzem apenas uma parte do trabalho desenvolvido nas escolas pelos alunos, professores, técnicos e dirigentes escolares.
Apesar disso, estes resultados devem interpelar e motivar todos para, sem resignação e reconhecendo o caminho já percorrido, serem implementadas estratégias pedagógicas, organizativas e de gestão do currículo que respondam aos problemas diagnosticados e traduzam o compromisso de cada escola e de cada docente com o sucesso educativo dos seus alunos.
GaCS/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados