
A Atlânticoline vai investir este ano 5,6 milhões de euros para fretar dois navios para a operação sazonal que terá início a 28 de abril.
Numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada, para apresentar os resultados da operação de 2015 e revelar o que está previsto para 2016, João Ponte, o presidente do conselho de administração da Atlânticoline, adiantou que a operação sazonal que decorrerá ente 28 de abril e 25 de setembro será feita com os navios “Express Santorini” e “Alkioni”, sendo este último uma estreia no mar dos Açores.
Acompanhado pelo diretor regional dos Transportes e pelos restantes elementos do conselho de administração, João Ponte adiantou que o catamaran “Alkioni”, que vai operar na região entre 10 de junho e 05 de setembro, foi construído em 1994, tem bandeira grega, capacidade para 173 viaturas e 1.125 passageiros, mas só irá transportar 660 pessoas.
Questionado se a operação sazonal de 2017 da Atlânticoline já será feita com navios próprios, João Ponte admitiu que “só em 2019” se prevê que possam estar concluídos os dois novos navios, pelo que a empresa tem pela frente “ainda mais dois anos de fretamento de navios” para poder realizar a sua operação sazonal.
João Ponte estima que a Atlânticoline realize 534 viagens em 2016 na operação sazonal, o que equivale a um crescimento de 6% face a 2015.
Na operação sazonal do último ano, realizada com os navios “Express Santorini” e “Hellenic Wind”, foram vendidos 60.564 bilhetes e transportados 10.312 viaturas em 502 viagens entre as ilhas, o que representou um aumento de 37 viagens face a 2014 revelou o administrador, acrescentando que maio, agosto e setembro foram os meses com mais passageiros transportados.
Quanto à operação regular em 2015, assegurada por quatro navios, o número de viaturas transportadas aumentou 113,7% e o número de passageiros cresceu 7,8% face a 2014 na ligação entre as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira.
Atlânticoline/RL Açores