![ALRAA aprova mais um voto de congratulação pelos prémios conquistados pela Santa Catarina e pela Classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera](https://radiolumena.com/wp-content/uploads/2016/04/Paula-Bettencourt_1.jpg)
Desta vez os votos de congratulação aprovados por unanimidade pelo parlamento regional vieram da bancada socialista, tal como já tinha sido anunciado ontem pela deputada Paula Bettencourt.
A deputada socialista eleita por São Jorge começou por exaltar os prémios conquistados pela Indústria Conserveira de Santa Catarina no Concurso Nacional de Conservas de Pescado, realizado em Santarém, a 18 de março, organizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
A conserveira jorgense ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio “O Melhor dos Melhores”, com o Filete de Atum em Azeite com Gengibre, conferindo ao produto da gama de especialidade da Santa Catarina “a conserva de maior excelência”.
A deputada socialista relembrou “a propósito, que esta conserveira, no ano transato conquistou um galardão internacional, alcançando 2 Estrelas no Great Taste Award, com o Filete de Atum com Sementes de Funcho e com o Filete de Atum em Azeite Biológico em frasco de vidro, espelhando o reconhecimento de produtos de referência e de excelência, certificados pela natureza, com qualidades devidamente reconhecidas no mercado internacional”.
Desta forma, a Assembleia Legislativa Regional congratulou-se “pela conquista de prémios em quatro dos produtos que Santa Catarina apresentou no 5º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, incluindo, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio “O Melhor dos Melhores”.”
Um congratulação que “é extensiva a todos os funcionários e administradores pelo trabalho desenvolvido, promovendo a qualidade e a inovação na produção das conservas de atum e que culminou com o reconhecimento da excelência dos produtos conferindo uma honra digna de ser relevada, projetando o nome da Ilha de São Jorge e dos Açores”, tal como previa o voto aprovado por unanimidade esta quinta-feira.
Fajãs de São Jorge são Reserva da Biosfera
Também tal como já tinha acontecido na quarta-feira, mas com um voto da bancada do PSD, a Assembleia Legislativa Regional voltou a provar por unanimidade um voto de congratulação pela classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera, desta feita apresentado pelo PS.
Coube à deputada Paula Bettencourt a sua apresentação, enaltecendo a importância desta classificação.
“A sua classificação como Reserva da Biosfera constitui, assim, uma oportunidade de afirmação à escala global, acrescentando valor económico aos produtos e serviços gerados em São Jorge, ostentando a chancela de qualidade da UNESCO”, afirmou a parlamentar.
De acordo com Paula Bettencourt, “o inegável valor do património natural e cultural de São Jorge e das suas fajãs, em particular, é merecedor desta designação internacional da UNESCO, que reconheceu também a excelência da candidatura açoriana, defendendo que os relevantes valores naturais, paisagísticos e culturais presentes nestes territórios devem ser potenciados enquanto elementos incontornáveis da animação e a promoção turística da Região, enquanto Destino de Natureza”.
Tal como pretendido, “a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pela classificação das Fajãs de S. Jorge como Reserva da Biosfera pela UNESCO, conferindo à ilha de S. Jorge e às suas Fajãs esta designação internacional, como património natural e cultural único, no contexto da Região, com enorme potencial de projeção no exterior e de geração de riqueza”.
O Grupo Parlamentar do PSD associou-se a ambos estes votos pelo deputado António Pedroso, que relembrou que já ontem o PSD tinha apresentado dois votos de igual teor.
Liliana Andrade/RL Açores