Os prémios do concurso escolar “Os animais também sentem”, destinado aos alunos do 4.º ano do ensino básico, foram repartidos por estudantes de escolas de São Jorge, da Terceira e de São Miguel.
O júri do concurso anunciou hoje que Laura Góis, da Escola Básica e Jardim de Infância de Velas, conquistou o primeiro prémio, na categoria de ‘Texto com Desenho Ilustrado’, com o trabalho intitulado “Animal perdido”.
No segundo lugar ficou Pedro Toste, da Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, com o trabalho intitulado “Sofia”, enquanto o terceiro lugar foi conquistado por Gonçalo Ricarte, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, autor do trabalho denominado “O cão desesperado”.
Na categoria ‘Banda Desenhada’, Patrícia Barbosa, da Escola Básica e Integrada de Ponta Garça, em São Miguel, venceu com o trabalho intitulado “Quem trata mal os animais”.
Este concurso escolar resulta de uma parceria entre as direções regionais da Agricultura, no âmbito da Campanha Contra o Abandono dos Animais, e da Educação, através do Plano Regional de Leitura na sua interligação com o ProSucesso – Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar.
A iniciativa visava a produção de trabalhos artísticos, nas vertentes de escrita e desenho, sobre temas relacionados com os direitos dos animais e o seu bem-estar, tendo em vista proporcionar aos alunos a vivência de experiências pedagógicas inovadoras e facilitadoras das aprendizagens futuras, contribuindo para o seu crescimento e formação enquanto futuros cidadãos responsáveis e conscientes da realidade que os envolve.
“Os animais também sentem” teve ainda como principais objetivos promover as aprendizagens previstas no Referencial do Currículo Regional para a Educação Básica, no âmbito dos seus temas transversais, nomeadamente da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Açorianidade, bem como sensibilizar os alunos para a defesa dos direitos dos animais e o combate ao abandono e a todas as formas de maus-tratos.
Dinamizar a implementação do Plano Regional de Leitura nas práticas letivas das escolas, promover competências de literacia de leitura e de escrita, fomentar o desenvolvimento de uma cidadania regional e local, sensibilizar para a importância do tratamento digno devido aos animais e divulgar e partilhar com a comunidade educativa os recursos educativos desenvolvidos nas várias escolas foram outras apostas deste concurso.
GaCS/RL Açores