A Escola Profissional de São Jorge venceu um concurso nacional de Curtas Metragens de Animação em Língua Portuguesa, intitulado CurtMar e da responsabilidade da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
O tema escolhido pelos alunos do segundo ano do curso de turismo foi o Cagarro.
Em plena época da campanha SOS Cagarro este som é uma constante cá pela ilha de São Jorge. Algoque motivou os alunos do segundo ano do curso de Turismo da Escola Profissional de São Jorge a escolheram “O Cagarro” como a personagem principal da sua curta-metragem a concurso no CurtMar 2015.
O desafio veio da parte do Município das Velas e é claro a Escola Profissional aceitou.
Joel Cunha, o Diretor pedagógico da Escola, explica como surgiu toda a ideia em torno deste projeto.
O vídeo feito por estes alunos e que lhes valeu o primeiro lugar mostra o percurso dos cagarros desde o ninho até à procriação, passando pela sua vida em alto mar e pelos perigos que enfrentam em terra.
O vídeo todo ele narrado e com vídeos e imagens alusivas às viagens dos cagarros, às campanhas de salvamento, mostrando também a envolvência dos alunos neste trabalho.
Num concurso em que a vertente educativa era um requisito a escolha do Cagarro como tema a tratar foi muito importante, como conta Adriana Teixeira, uma das alunas envolvidas neste projeto.
Ora parte do trabalho de campo foi feito com a participação em brigadas noturnas de salvamento de cagarros em parceria com a Casa do Parque de São Jorge e os vigilantes da natureza.
Segundo Adriana, todos ficaram a aprender ainda mais sobre esta espécie que é o cagarro e conseguiram transmitir boa informação.
O Cagarro chegou assim mas longe e o objetivo de dar a conhecer esta ave marinha foi bem sucedido pela a escola profissional de S.Jorge que a nível nacional de entre 63 curtas metragens conseguiu o primeiro lugar.
No entanto não foi o prémio o mais importante para a escola , mas sim a experiência e o facto de atividades como esta prepararem cada vez melhor estes alunos para o mercado de trabalho num futuro próximo.
De salientar que o responsável pelo projeto foi o professor Marco Castanha que sempre acompanhou os alunos ao longo da realização desta curta-metragem, com a parceria também da Casa do Parque de São Jorge e dos Vigilantes da Natureza.
Veja aqui o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ilBey5gUHLg
Liliana Andrade/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados