Na sequência do mau tempo que tem assolado a região e por consequência a ilha de São Jorge esta semana, foram vários os estragos provocados, nomeadamente no concelho das Velas, principalmente decorrentes do temporal da passada segunda-feira.
A Câmara das Velas já começou a avaliar esses mesmos estragos e Luís Silveira, em declarações à RL Açores, fez o rescaldo dos prejuízos e danos causados.
O autarca velense pormenorizou os estragos que o mau tempo provocou nas Piscinas Municipais e no Municipal das Velas, que está de momento interdito devido à queda de uma das torres de iluminação.
Sem ter os danos totalmente quantificados, Luís Silveira adianta que no caso do Municipal das Velas, na zona Entre-morros, uma das zonas mais afetadas pelo mau tempo, os custos de reparação serão superiores a 200 mil euros. Custos esses, que estão a ser agora avaliados entre a autarquia e os seguros.
Por outro lado, o presidente da Câmara elogiou a postura do Governo Regional que estabeleceu contactos na pessoa do Presidente do Executivo Regional, Vasco Cordeiro, de forma a inteirar-se da situação no concelho das Velas.
O autarca velense a não adiantar-se muito nos custos e no balanço dos danos provocados pelo mau tempo numa altura em que ainda vigora um alerta da proteção civil no que respeita a vento forte e também à forte agitação marítima.
Liliana Andrade/RL Açores