
Na última sessão ordinária da Assembleia Municipal das Velas foi aprovada, com 7 vosot a favor do CDS-PP e 13 abstenções das bancadas municipais do PS e PSD, a 4ª Revisão ao Orçamento para 2016. Uma revisão que se prende coma abertura de uma rubrica relacionada com o pagamento à Câmara Municipal de 162 mil euros por parte da EDA referentes aos Direitos de Passagem pelas empresas exploradoras de redes elétricas.
Luís Silveira congratulou-se com a aprovação desta medida que já era praticada na Madeira e Continente e que agora começará a verificar-se nos Açores, fruto de um trabalho árduo da Associação de Municípios dos Açores e do seu presidente, na opinião de Luís Silveira.
O contrato com a EDA já está assinado e este mês a autarquia recebe todo este montante.
Luís Silveira aproveitou ainda a ocasião para responder a uma sugestão da deputada municipal do PS Fátima Silveira, que tinha sugerido um maior apoio monetário Às Juntas de Freguesia, ao que o autarca velense respondeu que as Juntas não carecem de apoio por parte da autarquia, sendo disponibilizado diverso material sempre que solicitado e sendo ainda transferidas as verbas aprovadas pelos 6 presidentes de junta.
Uma explicação que chegou a induzir em erro a presidente da Assembleia, Isabel Teixeira, e alguns deputados municipais que até pensaram que esta verba podia ser dividida pelas juntas de freguesia.
O presidente da autarquia revelou o primeiro destino de 20 mil destes 162 mil euros.
Quanto à restante verba, o autarca afirmou que será certamente distribuída pelas instituições do concelho, sendo que as Juntas de Freguesia terão a sua quota-parte, não podendo, no entanto, ficar com todo o dinheiro.
Liliana Andrade/RL Açores