A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente abre segunda-feira, 15 de junho, o período de candidaturas aos apoios previstos no âmbito do PRORURAL+para a elaboração das Estratégias de Desenvolvimento Local, no âmbito da abordagem LEADER.
A elaboração destas estratégias tem por objetivo a apresentação pela população das zonas rurais de projetos de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, tendo em vista fundamentalmente a criação de emprego e a fixação das populações.
A portaria hoje publicada estabelece o regime das submedidas ‘Apoio Preparatório’, com candidaturas abertas a partir de 15 de junho, e ‘Apoio aos Custos Operacionais e de Animação’, com candidaturas a partir de 1 de julho.
O diploma estabelece também as regras para a seleção e execução das Estratégias de Desenvolvimento Local, previamente preparadas pelos Grupos de Ação Local, nomeadamente pela ADELIAÇOR, ARDE, ASDEPR e GRATER.
A abordagem LEADER estimula os territórios das zonas rurais a buscar novos formatos para se manterem ou tornarem mais competitivos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais, tanto das famílias de agricultores como da população em geral, utilizando uma abordagem global de resolução dos problemas dessas zonas.
O PRORURAL+, enquanto programa regional, intervém através da execução de medidas e ações que visam a diversificação e o desenvolvimento de novas atividades económicas geradoras de riqueza e emprego, numa lógica de potenciar e reforçar os recursos locais existentes e de dinamizar o crescimento das populações.
GaCS/RL Açores