“Carolina Va a Portugal” é o nome da peça que conta a história do povoamento da cidade de San Carlos, no Uruguai, por açorianos.
A peça de teatro foi apresentada na sexta-feira no Auditório Municipal das Velas pelo grupo Azorteatro, da Casa dos Açores no Uruguai – Los Azoreños.
Descendentes de açorianos da oitava, nona e décima geração recriaram o povoamento da cidade de San Carlos, no Uruaguai, em 1763 por um grupo de 55 famílias açorianas.
“Carolina Va a Portugal”, para além de contar a história da fundação da cidade de San Carlos é um projeto que pretende também exaltar o espírito aventureiro do Povo Açoriano, como explicou Alicia Quintana, Presidente da Casa dos Açores no Uruguai – Los Azoreños.
A ditadura, a luta pela independência foram importantes batalhas travadas pelos açorianos ao longo da história de San Carlos.
Um teatro em que a dança com características regionais, apelando ao folclore também esteve presente.
Apesar do povoamento açoriano, as tradições acabaram por perder-se, sendo que só a partir de 1963 com a criação deste grupo se recriaram alguns desses costumes.
De acordo com Alicia Quintana, em San Carlos o carinho e respeito pela região é grande e há mesmo a celebração de festas açorianas nesta cidade do Uruguai.
Liliana Andrade/RL Açores
Imagem: ©CMV