
A Deputada do CDS-PP Açores Catarina Cabeceiras levantou, esta segunda-feira, um conjunto de dúvidas sobre o projeto das obras no porto comercial de Velas, em São Jorge, colocando questões ao Governo socialista sobre a obra de construção da gare de passageiros, parque de estacionamento e parque de combustíveis.
O Grupo Parlamentar do CDS entregou na Assembleia Legislativa Regional um requerimento a questionar o Governo Regional sobre o assunto em causa.
Em entrevista à RL Açores, Catarina Cabeceiras afirmou ter questionado o Governo no sentido de perceber porque é que a gare de São Jorge não terá, por exemplo, um bar, tal como as outras gares de construção recente nas ilhas vizinhas.
A deputada jorgense indagou ainda se seria intenção do governo realizar obras de recuperação da cúpula e muralhas do Forte de Santa Cruz, tendo em conta que será lá que ficará localizado o futuro parque de estacionamento de apoio ao embarque e desembarque de viaturas.
Catarina Cabeceiras mostrou-se também preocupada com a localização do atual parque de combustíveis que, depois de concluídas as obras do porto, ficará mesmo por baixo do novo parque de estacionamento.
A parlamentar não compreende a demora do Governo em arranjar uma solução para um novo local para o parque de combustíveis.
Para a deputada do CDS-PP outra questão preocupante no que toca às infraestruturas portuárias prende-se com a Gare de Passageiros, no sentido de saber quando estará concluida.
Catarina Cabeceiras questionou ainda o Governo sobre a possibilidade de avaliar de adequar a plataforma de apoio construída para zona de parque de contentores.
Para a deputada do CDS eleita por São Jorge não faz sentido que os contentores fiquem no mesmo sitio onde irão desembarcar os passageiros, sugerindo então que a plataforma construída para as obras e nomeadamente para o depósito de pedra por intermédio dos camiões possa ser adaptada, de forma a que seja lá o parque de contentores.
Liliana Andrade/RL Açores