Chega associa-se  à proposta do PAN que cria o Estatuto dos Bombeiros Profissionais da Região Autónoma dos Açores

O CHEGA associou-se  à proposta do PAN que cria o Estatuto dos Bombeiros Profissionais da Região Autónoma dos Açores.

A deputada Olivéria Santos defendeu que “temos de tratar os nossos bombeiros da melhor forma possível, até porque, se não existirem condições económicas atrativas para os bombeiros, cada vez haverá menos bombeiros”. Atualmente, referiu a parlamentar, os soldados da paz mostram-se “desanimados e desmotivados” com a sua situação laboral, sendo preocupante a diminuição do número de operacionais, o que pode colocar em causa o futuro das corporações e, por consequência, “o futuro do socorro à população, pois sem bombeiros não haverá resposta à população”.

Na prática, esclareceu, “o CHEGA não defende o fim das Associações Humanitárias, mas sim um corpo profissional de bombeiros afetos ao Estado”, que podem coexistir com os bombeiros voluntários.

A parlamentar manifestou o apoio do CHEGA a este diploma, lembrando que há três anos foi aprovado na Assembleia Legislativa Regional o Estatuto do Bombeiro, “mas até hoje ainda não o conhecemos”. Além disso, continuou, foi aprovado, por unanimidade, também na Assembleia Legislativa Regional a atribuição de um subsídio de risco aos bombeiros da Região, “mas que até agora ainda não foi aplicado”. Sobre estes assuntos, o CHEGA já enviou requerimentos escritos ao Governo Regional a pedir esclarecimentos.

RL/CHEGA