Na última sessão ordinária da Assembleia Municipal das Velas foram prestadas as contas de 2013 do Município, tendo estas sido aprovadas com treze votos a favor e sete abstenções.
De acordo com o presidente do Município esta é a primeira vez que estas contas são “apresentadas com os reais valores do passivo das empresas municipais”.
“Pela primeira vez a Assembleia Municipal tem acesso direto à
s contas reais das empresas municipais”, ressalvou Luís Silveira, dizendo ainda que “não há aqui nada escondido” e que “as contas estão consolidadas”, tendo a Câmara assumido o passivo das empresas municipais, uma vez que é uma divida do próprio Município.
O autarca salientou que as contas cumprem todos os parâmetros que a lei do POCAL, o plano oficial de contabilidade das autarquias locais, exige. De acordo com o presidente do Município Velense, no geral as contas equivalem a uma receita na ordem dos 5 milhões 621 mil euros, uma despesa de 4milhões e 501 mil euros, com um saldo de gerência para este ano de 858 mil e 361 euros.
Luís Silveira destacou ainda o bom funcionamento da contabilidade da Câmara e disse mesmo que “se tudo estivesse na Câmara como está a contabilidade estaríamos muito bem”.
Liliana Andrade/RL Açores