Na manhã desta quarta-feira, as crianças do ATL de Verão da Santa Casa da Misericórdia das Velas tiveram oportunidade de participar numa visita guiada e explicativa de todas as igrejas e ermidas do centro da Vila das Velas, bem como aos locais onde existiram antigamente tais edificações.
De acordo com o provedor da Misericórdia, “esta atividade está integrada nos projetos de verão das crianças, sobretudo dos do ATL que não têm escola e, portanto estão de férias e, sendo que há quarta-feira não há piscina têm então estes passeios”.
Frederico Maciel salientou que de certo modo se optou por dar “um certo cunho cultural ou histórico” às atividades dos mais crescidos que frequentam o ATL em tempo de férias.
O provedor da Santa Casa considerou ser importante que as crianças se envolvam e tenham conhecimento da história da sua Vila, sendo que apesar de não fixarem toda a informação ficam com uma ideia geral e “elas conversam sobre isso, sobre o que gostaram mais e sobre o que lhes ficou na memória”.
De acordo com Frederico Maciel estas atividades são para continuar ao longo do verão, sendo que “o próximo passeio será às fortificações e muralhas de defesa da vila que existiram ao longo dos séculos”, pretendendo também visitar “os arruamentos primitivos, as casas importantes das Velas em termos históricos, assim como também os diferentes nomes que as ruas foram tomando ao longo do tempo”.
O provedor da Misericórdia velense acrescentou ainda que existem cerca de 19 igrejas e ermidas na Vila das Velas, sendo que algumas ainda existem e outras já não, mas destacou também que houve uma altura em que todas elas, excetuando uma, chegaram a estar em funcionamento litúrgico ao mesmo tempo.
Liliana Andrade/RL Açores