
Depois da polémica entre escola e autarquia foi inaugurado esta quarta-feira o Centro de Apoio Pedagógico das Velas, uma iniciativa da EBS das Velas.
O Centro vai destinar-se essencialmente aos alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente os alunos da UNECA, podendo ainda ser utilizado por alunos do 1º e 2º ciclos em disciplinas específicas, como explicou Rui Moreira, o presidente do Conselho Executivo da EBS das Velas.
Já a Autarquia Velense saudou a iniciativa, mas Luís Silveira prometeu uma ação fiscalizadora quanto ao funcionamento do Centro.
Quem não quis comentar a polémica que envolveu a criação desta valência foi o Diretor Regional da Educação, mas José Freire garantiu que este Centro não se destina ao ensino profissional.
O Diretor Regional considerou ainda que a lecionação de cursos profissionais nas escolas públicas não constitui nenhum tipo de concorrência às escolas profissionais.
O Centro irá começar a funcionar com oito alunos que irão lá ter aulas práticas, tendo como principais objetivos prevenir o abandono escolar precoce ou prevenir o insucesso escolar, entre outros, pretendendo, essencialmente, proporcionar a aquisição e desenvolvimento de aprendizagens práticas para a vida.
De entre as várias áreas de trabalho que este centro pretende proporcionar aos alunos, destacam-se a sala da costura, a carpintaria e ainda uma sala de tecelagem que irá contar com um tear cedido pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato.
O Presidente do Conselho Executivo, Rui Moreira, deixou ainda clara a intenção da escola em estabelecer protocolos com diversas instituições, de forma a que os utentes dessas instituições como por exemplo, do CAO ou da Santa Casa da Misericórdia, possam também usufruir desta valência.
Liliana Andrade/RL Açores