Dia 23 de abril foi dia de feriado municipal no concelho das Velas. O dia maior do concelho começou com a Entronização de novos Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge, seguindo-se depois a missa e procissão em honra do padroeiro São Jorge.
Apesar de a ilha ter o nome de São Jorge, o santo é apenas o padroeiro do concelho das Velas.
Desde os clubes de futebol do concelho com os seus representantes e respetivas insígnias aos Grupos de Folclore foram várias as instituições que se fizeram representar na procissão que percorreu as principais artérias da Vila das Velas.
São Jorge para além de padroeiro do concelho das Velas é também o patrono do mundial do escutismo, tendo os agrupamentos de Escuteiros do Concelho marcado presença neste dia de festa também em jeito de celebrar o seu patrono máximo.
As filarmónicas do concelho marcaram também presença na procissão em honra do Mártir São Jorge.
No final do cortejo todas as filarmónicas tocaram o Hino a São Jorge, um arranjo feito por Renato Bettencourt, de forma a que todas as bandas pudessem homenagear o Santo padroeiro.
Apesar de a Missa e a Procissão terem sido o ponto alto da festa religiosa em honra do Padroeiro São Jorge, foi a XIX Cerimónia de Entronização de Novos Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge que marcou o início das Festas de São Jorge.
“Brincar às tradições” é a temática deste ano das Festas de São Jorge.
E no dia maior do concelho das Velas coube ao presidente da autarquia destacar as tradições que se pretendem reavivar nestes dias fazendo jus ao tema das festas.
A presidir à cerimónia esteve Vasco Cordeiro. O Presidente do Governo Regional enalteceu o facto de São Jorge estar a saber aproveitar os recursos disponíveis desde o setor cooperativo ao setor turístico.
Nesta sessão solene a grande homenagem foi para os clubes de futebol do concelho, pretendendo também destacar as tradições que ainda hoje se mantêm vivas.
Futebol Clube Urzelinense, Grupo Desportivo Velense e Futebol Clube marítimo Velense receberam a medalha de prata do Município.
Neste dia foi ainda inaugurado o Gabinete de Apoio ao Munícipe.
Liliana Andrade/RL Açores