Escola Profissional de S.Jorge lamenta ver apenas 2 cursos aprovados para o próximo ano letivo (c/áudio)

Depois de ter atravessado um período de grande instabilidade, a Escola Profissional da Ilha de São Jorge tem vindo a dar passos no sentido de garantir a sua sustentabilidade.

Sustentabilidade, essa, que pode agora ser posta em causa, devido à falta de aprovação de cursos.

No próximo ano letivo, a Escola Profissional da Ilha de São Jorge apenas irá abrir dois cursos.

No dia em que os alunos do Curso de Manutenção Industrial e Mecatrónica Automóvel apresentaram os seus projetos de final de curso, Roger Sousa, diretor executivo da Escola Profissional de S.Jorge, lamentou o facto de este ser um dos cursos que não foi aprovado.

De cinco cursos candidatados apenas dois receberam aprovação.

Esta é uma situação que, de acordo com Roger Sousa, tem vindo a piorar desde que as escolas públicas também oferecem cursos profissionais.

No início de 2015 devido a esta situação a Escola teve mesmo que despedir 14 funcionários aquando da reestruturação que teve de ser feita para que a escola se mantivesse em funcionamento.

A Escola Profissional da Ilha de São Jorge é a única na região a lecionar o curso de Manutenção Industrial e Mecatrónica Automóvel, um curso que tem trazido muitos jovens de outras ilhas para São Jorge e que já garantiu à maioria dos alunos que apresentaram agora os seus projetos finais entrada direta para o mercado de trabalho.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Info-Fajãs