O Reitor do Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo da Caldeira preside à festa, que decorre de 26 de agosto a 1 de setembro na Fajã do Santo Cristo, em São Jorge.
Este ano o tema da festa é o mesmo em todos os santuários diocesanos- Senhor, ensina-nos a orar- e por isso a oração do Terço e a Eucaristia serão dois momentos cruciais para aprofundar a oração individual e comunitária.
Todos os dias, a partir do dia 26 de agosto até dia 31 será celebrada a Eucaristia, precedida da oração do Terço. Na quinta-feira, dia 29, a noite é dedicada a Maria com uma Procissão de Velas e no dia seguinte, haverá uma Vigília para a Juventude.
No domingo, dia da festa, há um almoço comunitário com confeção de sopas. De acordo com o padre Manuel António das Matas o ano passado foram servidas 1400.
Na festa deste ano, a estrutura acolherá romeiros e algumas das pessoas diretamente implicadas na organização da festa, que tem também sempre uma vertente sócio-cultural.
No domingo, dia 1 de setembro, além da parte religiosa há ainda as tradicionais arrematações das ofertas feitas em promessa ao Senhor santo Cristo da Caldeira.
RL/IA