Festival de Julho 2016 decorre de 14 a 18 na Vila da Calheta, com destaque para as Fajãs

Decorre de 14 a 18 do corrente mês, na Vila de Calheta, mais uma edição do Festival de Julho.

De acordo com uma nota de imprensa enviada às redações pelo Município daquele concelho, “com este evento, pretende-se, respeitando princípios de racionalidade económica, dar continuidade à adequada integração do acontecimento no conjunto das atividades culturais e lúdicas concretizadas nos Açores”.

A autarquia destaca a a promoção e divulgação das potencialidades do concelho, “dos seus tão reconhecidos e distintos produtos”, como sejam o queijo e o atum Santa Catarina, do património cultural, natural, paisagístico e histórico, com particular enfâse para as fajãs, “este ano sinal distintivo da festa”.

Por outra parte, em evidência vão estar também, de acordo com a mesma nota, as manifestações taurinas, as exposições de artesanato local, as atividades associadas ao denominado turismo de natureza, a pesca lúdica, os espaços para as crianças, as bandas filarmónicas, o encontro formativo com a gastronomia, “com absoluto realce para a cozinha local”, e o desporto.

No campo musical, e para além das bandas da terra, como os Conexão e os Brain Storm, entre outros, a organização realça a presença de grupos das vizinhas Ilhas do Pico e Fail, e “em absoluto destaque”, a banda dos irmãos Rosado, os Anjos, e os The Happy Mess agrupamento emergente no atual panorama musical português.

Destaque ainda para a apresentação do livro «A Vida no Campo» de Joel Neto, a sua mais recente escrita, “sobre uma vida mais serena, mais barata, mais livre e se calhar mais inteligente”.

De salientar também a cerimónia de abertura do evento, a realizar no cais da vila, em que serão enfatizadas “as inúmeras potencialidades das nossas fajãs, os seus produtos, as suas tranquilidades e os seus encantos, em suma, a sua importância para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da ilha”, como se pode ler ainda na nota enviada pela autarquia.

CM Calheta/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

Deixe uma resposta