Frederico Maciel reeleito para um quinto mandato como Provedor da Santa Casa da Misericórdia das Velas (c/áudio)

Foi deputado regional, depois presidente de Câmara e já há 15 anos que Frederico Maciel é provedor da Santa Casa da Misericórdia das Velas, tendo sido, recentemente, reeleito para um novo mandato.

Para Frederico Maciel as preocupações de há 15 anos atrás já não são as mesmas, mas há sempre correções a fazer.

Quando há 15 anos assumiu a função de Provedor da Misericórdia das Velas, Frederico Maciel diz que a principal preocupação na altura prendia-se com a legalização do vasto património da instituição.

Para o provedor, as Misericórdias têm o papel de dar respostas àquilo que o Estado não dá e daí a aposta em valências ligadas ao trabalho com crianças, no caso da Misericórdia das Velas.

A mais recente valência criada pela instituição foi o Lar Residencial que apesar de ser gerido pela Associação de Apoio à Criança com Necessidades Educativas Especiais, é propriedade da Santa Casa.

O orçamento da instituição não permite grandes investimentos, mas a Misericórdia das Velas necessita agora de adquirir duas viaturas para o transporte de crianças.

Apesar de se dedicar principalmente ao trabalho com as crianças esta instituição não nega ajuda a quem mais precisa, mas sempre com atenção no que respeita aos apoios.

Esta é já a quinta vez que Frederico Maciel é eleito provedor da Santa Casa da Misericórdia das Velas, sendo que nas últimas 4 vezes que concorreu nunca teve uma lista opositora à sua.

Para além da vertente social característica das Misericórdias, a Santa Casa da Misericórdia das velas tem também uma acentuada vertente cultural, fruto do interesse do seu provedor por história, nomeadamente pela história da ilha.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Mark Marques | Info-Fajãs