
O Governo dos Açores assinala sexta-feira, 9 de maio, o Dia da Europa com uma iniciativa que decorrerá na Escola Básica e Secundária de São Roque, no Pico, e contará com a participação de jovens de todas as ilhas da Região e ainda de sete países europeus, que estão nos Açores no âmbito do programa ‘Comenius’, que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação.
As comemorações terão início pelas 9h15, com o hastear solene das bandeiras de Portugal, dos Açores e da União Europeia, bem como dos países parceiros do projeto ‘Comenius’, numa cerimónia que também inclui a execução dos três hinos pela Orquestra Juvenil da EBS de S. Roque do Pico e uma largada de balões com as bandeiras dos Estados-membros da União Europeia.
O programa comemorativo inclui ainda, a partir das 10h00, o concurso ‘Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia’, que será disputado por nove equipas, uma de cada ilha da Região.
A sessão solene do Dia da Europa decorrerá pelas 11h30 e inclui, além das intervenções, a exibição dos melhores trabalhos do concurso “Agir, Reagir, Decidir – Eleições Europeias de 2014” e a apresentação de momentos de teatro e de dança por alunos da EBS de S. Roque do Pico.
Nesta celebração do Dia da Europa, além dos elementos que integram as equipas finalistas das nove ilhas do arquipélago, estarão também presentes 16 alunos e professores provenientes da Roménia, Espanha, França, Turquia, Alemanha, República Checa e Grécia, que se encontram na ilha do Pico no âmbito do programa ‘Comenius’ e vão proporcionarão um momento de degustação de produtos tradicionais dos seus países.
Este programa comemorativo inclui ainda momentos lúdicos e de convívio entre os jovens dos Açores e dos países europeus, bem como visitas a locais de interesse da ilha do Pico, como o Parque Natural, a Paisagem da Cultura da Vinha e a Gruta das Torres, os museus da Indústria Baleeira, do Vinho do Pico e dos Baleeiros e o Centro de Artes e Ciências do Mar.
No jantar de despedida, os jovens dos Açores apresentarão aos seus colegas europeus um traje típico e um produto típico da sua ilha.
No âmbito destas celebrações, o Governo dos Açores promoveu ainda a estreia, nas Flores e em São Miguel, do documentário “À Beira da Europa”, de Manuel Bernardo Cabral, bem como a distribuição por diversos serviços públicos do arquipélago de material informativo, disponibilizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, sobre a União Europeia e de apelo ao voto nas eleições do dia 25 de maio.
Ao início da manhã de sexta-feira, as escolas do ensino público das várias ilhas dos Açores vão também hastear as bandeiras de Portugal, dos Açores e da União Europeia.
As comemorações do Dia da Europa que terão lugar na EBS de São Roque do Pico poderão ser acompanhadas em direto na Internet, através do endereço eletrónico https://new.livestream.com/accounts/7809543/diaeuropa9mai.
GaCS/RL Açores