Governo dos Açores investe 2,6 ME em painéis interativos e computadores para escolas

Segundo a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, foi autorizada a adquirir 700 painéis interativos, pelo preço base de 1.064.000 euros (mais IVA) e de 4.500 computadores portáteis, pelo preço base de 1.597.500 euros (mais IVA).

Os equipamentos, que representam um investimento global superior a 2,6 milhões de euros (ME), são adquiridos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com a governante, a decisão do executivo de coligação visa dar continuidade à aquisição de novos painéis interativos para os estabelecimentos de ensino, para potenciar uma utilização mais digital nas escolas, “com complementos que permitam aos alunos trabalhar em linha, aceder a outras informações”.

Já no caso dos computadores portáteis, são para utilização das próprias escolas, não apenas para os alunos, mas também para professores e pessoal da ação educativa.

Sofia Ribeiro explicou ainda que a aquisição de painéis interativos e de computadores portáteis para as escolas “diz respeito a uma estratégia de digitalização e que está inserida no PRR”.

O Governo Regional referiu que a aquisição destes equipamentos “representa um investimento estratégico fundamental para o Governo dos Açores, visando a modernização das unidades orgânicas do sistema educativo regional, e, assim, garantir o acesso à utilização de tecnologias digitais, promover a igualdade de oportunidades e introduzir melhorias significativas nos meios de aprendizagem”.

No comunicado divulgado, apontou ainda que “tem efetuado um investimento em equipamento informático, equipamento especializado, de sala de aula e de laboratório com o objetivo de garantir o acesso à utilização de tecnologias digitais, introduzindo melhorias significativas nos meios de aprendizagem”.

RL/GRA