Governo dos Açores investe mais de um milhão de euros em caminhos agrícolas na ilha de São Jorge

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, autorizou hoje a abertura do concurso público para a segunda fase da empreitada do caminho rural Longitudinal Norte, no concelho das Velas, em São Jorge, orçada em cerca de 485 mil euros.

A intervenção prevê a melhoria das condições do piso e de drenagem do caminho, beneficiando diretamente 195 hectares de pastagem e 24 explorações agrícolas.

Na primeira fase desta obra da Direção Regional dos Recursos Florestais, que decorreu em 2016, foi realizada a beneficiação de um troço com 3.300 metros de extensão.

A beneficiação deste caminho rural assume grande importância em São Jorge por se tratar de uma via estruturante para a atividade agropecuária, pois atravessa toda a ilha no sentido longitudinal.

Ainda no que diz respeito a acessibilidades em São Jorge, a IROA S.A. tem previsto avançar este ano com a obra de construção e beneficiação do caminho agrícola Pau Pique, localizado no Plano de Ordenamento Agrário da Ribeira Seca/Norte Pequeno, num valor superior a 550 mil euros.

Com estas obras, o Governo dos Açores investe na melhoria das acessibilidades, na segurança rodoviária e na modernização das infraestruturas, contribuindo, de forma direta, para aumentar a competitividade da produção regional e para a melhoria das condições de trabalho no setor agrícola.

GaCS/RL Açores