Governo dos Açores lançou 22 empreitadas em ribeiras, no valor de 10,7 milhões de euros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou quinta-feira, em S. Jorge, o reforço de investimento público executado nesta legislatura, em todo o arquipélago, na prevenção e segurança das populações relativamente aos riscos associados aos recursos hídricos.

Luís Neto Viveiros, que falava na inauguração da obra de reperfilamento do leito e de reconstrução de passagens hidráulicas na Ribeira da Beira, no concelho das Velas, sublinhou que o lançamento de 22 empreitadas nesta área representou um investimento global de 10,7 milhões de euros.

Entre as 22 empreitadas lançadas, 12 já estão concluídas e as restantes encontram-se em execução.

O titular da pasta do Ambiente salientou ainda que esta “atenção particular” se traduziu nas crescentes dotações orçamentais, acrescentando que, comparativamente aos 1,7 milhões de euros inscritos em 2012, o Plano para este ano dispõe de seis milhões de euros para ações relativas a intervenções e manutenção de linhas de água.

Neto Viveiros frisou, por isso, que o Governo dos Açores mais do que triplicou as dotações orçamentais para este fim, num esforço que não “deve ser poupado” porque o objetivo “é proteger pessoas e bens”.

A obra de reperfilamento do leito e correção de passagens hidráulicas na Ribeira da Beira, agora inaugurada, representou um investimento superior a 250 mil euros.

Esta ribeira tinha sido identificada nos relatórios sobre o estado das ribeiras dos Açores (RERA) como apresentando um elevado risco hidrológico devido ao seu traçado e ao estado de várias secções do seu leito e margens, propício à ocorrência de cheias em situações de pluviosidade intensa.

As intervenções realizadas incluíram a regularização, reperfilamento, retenção e desobstrução, numa perspetiva de mitigação de eventuais consequências diretas ou indiretas de situações de risco naturais extremos associados a inundações.

Nesse sentido, a empreitada, que teve um período de execução de seis meses, incidiu sobre duas zonas distintas de intervenção, que incluiu ainda a limpeza de toda a linha de água.

A rede hidrográfica dos Açores tem cerca de 7.000 quilómetros, distribuída por mais de 700 bacias hidrográficas.

GaCS / RL Açores

Deixe uma resposta