
A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou esta segunda-feira, na Praia da Vitória, que o Governo dos Açores pretende apresentar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social e iniciar a sua implementação no decurso deste ano.
“Este processo de auscultação tem em vista a definição da estratégia regional e terminará no fim de janeiro”, frisou Andreia Cardoso, em declarações à margem de uma reunião com a Rede de Apoio Integrado à Pessoa com Necessidades Especiais e com o Centro de Recursos de Apoio Integrado ao Idoso da Terceira.
O processo de auscultação dos agentes sociais e económicos e da sociedade civil no âmbito do processo de definição da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social decorre durante todo o mês de janeiro e passará por todas as ilhas do arquipélago.
“No fim deste processo, o que se pretende é que decorra um período de trabalho de definição da estratégia no sentido de ir ao encontro das preocupações manifestadas por todos aqueles que fomos ouvindo e também do acompanhamento técnico que este assunto merecerá”, acrescentou.
Até agora, já decorreram trabalhos nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, tendo as reuniões realizadas em São Miguel e na Terceira dado primazia, numa primeira fase, às redes já constituídas, de que é exemplo a reunião de hoje.
Relativamente ao Faial e ao Pico, a titular da pasta da Solidariedade Social disse ter-se tratado de um processo “mais alargado e abrangente, envolvendo autarquias, associações desportivas e culturais, permitindo o alargamento desta auscultação a todas as entidades e a todos os agentes”.
“A estratégia regional não é uma estratégia do departamento da Solidariedade Social, é transversal a todos os departamentos do Governo Regional e a auscultação está a ser feita precisamente neste sentido, para que todos possam participar”, frisou Andreia Cardoso, salientando que o objetivo é melhorar a articulação entre entidades e agentes para melhorar as respostas e torná-las mais eficazes.
GaCS/RL Açores