Governo lança nova edição do programa “Meus Açores, Meus Amores”

O Governo dos Açores lançou uma nova edição do programa de turismo e mobilidade sénior “Meus Açores, Meus Amores”, que pretende abranger cerca de 960 residentes no arquipélago com idade a partir dos 60 anos.

Os participantes beneficiarão de estadias de uma semana, que correspondem a seis noites de alojamento em empreendimentos turísticos na Região, em regime de pensão completa, com animação e acompanhamento permanente de monitores especializados.

Com esta iniciativa, o Executivo visa contribuir para a promoção do envelhecimento ativo e da melhoria da qualidade de vida dos Açorianos, mas também para dinamizar a economia regional nas épocas baixa e média da atividade turística, hoteleira e da restauração, estimando-se que este programa envolva cerca de 5.760 dormidas.

De modo a promover também a participação de idosos com menor mobilidade, o programa prevê que os participantes que necessitem de apoio ao desenvolvimento da sua rotina diária possam viajar com um acompanhante de idade igual ou superior a 18 anos.

Os interessados devem inscrever-se em qualquer balcão da Segurança Social ou nas lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), na sua ilha de residência, até 16 de janeiro.

Caso o número de vagas não fique preenchido neste período, haverá uma segunda fase de candidaturas, de 17 a 23 de janeiro.

As candidaturas serão analisadas com base nos critérios definidos no regulamento do programa, sendo tido em conta o nível socioeconómico do participante e o número de vezes em que participou neste tipo de programas.

Os idosos que forem selecionados terão que confirmar a sua participação mediante uma comparticipação entre 25 e 75 euros, em função dos seus rendimentos.

RL/Gacs