Há mais especialistas a deslocarem-se a São Jorge, garante Paulo Sousa, o administrador da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge (c/áudio)

 

14 especialidades, cerca de 1670 consultas e cerca de 1330 exames…são dados avançados por Paulo Sousa, o presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, no que respeita à deslocação de médicos especialistas à ilha neste ano de 2015.

É do conhecimento público com a alteração nas regras de deslocação dos médicos especialistas às ilhas sem hospital a situação agravou-se causando muitos constrangimentos na acessibilidade dos utentes às consultas de especialidade… São Jorge não fugiu à regra e muitas foram as críticas que se fizeram ouvir.

Hoje, de acordo com Paulo Sousa, essa situação está  a ser ultrapassada.

Confrontado sobre qual o tempo de espera de um utente jorgense por uma consulta de especialidade, Paulo Sousa lembra que agora há um tempo máximo de espera e recorda também que os utentes de São Jorge têm duas formas de acessibilidade às consultas de especialidade.

Apesar da vinda de mais especialistas comparativamente com o ano anterior, o presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha, garante que continuam numa procura constante de melhores soluções. A Telemedicina é apontada como uma dessas soluções.

Liliana Andrade/RL Açores