Hospitais da região apresentam Resultados Operacionais positivos em cerca de 6,1 ME

As contas de 2014 dos Hospitais, E.P.E., à semelhança do já verificado em 2013, refletem não só um enorme progresso no sentido do equilíbrio e da consolidação mas também a implementação de medidas de otimização e de obtenção de ganhos de eficácia e de eficiência, decisivas para a sua sustentabilidade a médio e longo prazo.

De acordo com uma nota da Saudaçor, neste sentido, os resultados dos três Hospitais, entre 2013 e 2014, “apresentam uma melhoria de cerca de 4,5 milhões de euros dos seus Resultados Líquidos”. Todavia, se a comparação for feita entre os anos 2012 e 2014 verifica-se que os Resultados líquidos dos três Hospitais aumentam cerca de 59,5 milhões de euros.

“De realçar o desempenho operacional dos Hospitais no ano 2014. Os três Hospitais apresentam Resultados Operacionais positivos (antes de gastos de financiamento, amortizações e impostos) na ordem dos 6,1 milhões de euros, registando-se assim um acréscimo de 5,2 milhões de euros em relação a 2013”.

Durante o exercício de 2014, verifica-se ainda, segundo a mesma nota, que no conjunto dos três Hospitais, houve uma redução da Dívida Financeira em cerca de 8,6 milhões de euros.

As contas dos Hospitais do ano 2014 demonstram “a obtenção do equilíbrio operacional e a clara orientação para a aproximação ao equilíbrio financeiro”.

As contas de 2014 revelam, ainda, “uma gestão de racionalidade económica e de afetação de recursos minuciosa e criteriosa, orientada para a qualidade da prestação de cuidados de saúde na Região Autónoma dos Açores”, pode ler-se na nota .

GI Saudaçor/RL Açores

Deixe uma resposta