Passava pouco das 19h30 quando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima desembarcou no Porto das Velas, em São Jorge, este domingo.
À Sua espera uma multidão visivelmente emocionada e carregada de fé e devoção.
Multidão essa que seguiu em procissão de velas até à Igreja Matriz onde teve lugar a Celebração da Palavra pelo Bispo da Diocese de Angra, D. António de Sousa Braga, seguida de uma Vigília de Adoração.
À entrada da igreja a faixa de boas vindas punha em palavras o que os fieis sentiam – “Bem-vinda, Nossa Senhora de Fátima”.
Já esta segunda-feira, a RL Açores falou com o pároco da Matriz das Velas.
António Azevedo considera que o que se assistiu na chegada da Imagem Peregrina foi uma grande demonstração de fé da população.
Esta vinda da Imagem Peregrina à ilha tem um significado ainda mais importante, tendo em conta que existem muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de visitar o Santuário de Fátima.
Para o pároco da Matriz das Velas, António Azevedo, esta é também uma forma de aproximar a população da Igreja.
A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está durante esta segunda-feira na Igreja Matriz, nas Velas, sendo que pelas 18h30 há um terço meditado e após o terço a Imagem segue em cortejo automóvel até à Calheta, onde permanecerá até ao dia 17 de fevereiro, quarta-feira, partindo de avião para a ilha Graciosa na quinta-feira, dia 18, pelas 9h30.
Liliana Andrade/RL Açores
Veja aqui a reportagem fotográfica: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1033775963330730.1073741837.419154101459589&type=3&pnref=story