Linha de crédito de apoio à pesca foi ativada

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou que, “a partir de hoje, os pescadores açorianos podem apresentar candidaturas ao Credipesca”, a linha de crédito de apoio à pesca local e costeira criada pelo Governo dos Açores.

Fausto Brito e Abreu salientou que o Executivo já assinou o protocolo com três instituições bancárias que vão disponibilizar o montante de dois milhões de euros que se destina a apoiar armadores açorianos.

“O objetivo desta linha de crédito é apoiar o financiamento dos custos de manutenção e de reparação de embarcações e equipamentos”, frisou Brito e Abreu, acrescentando que “a substituição de equipamentos também será abrangida por este apoio”.

O Credipesca é uma linha de crédito bonificada até cinco anos que irá disponibilizar aos armadores verbas entre 10 mil e 75 mil euros por embarcação, sendo que os empréstimos serão concedidos por escalões, ou seja, em função do valor das capturas efetuadas por embarcação nos últimos três anos.

Para o Secretário Regional, esta é “mais uma resposta política” aos efeitos que as flutuações das capturas verificadas nos últimos anos têm no rendimento dos pescadores e que, consequentemente, “afetam a capacidade financeira dos armadores para fazer face às necessidades de manutenção das suas embarcações”.

GaCS/RL Açores

Deixe uma resposta