Marca foi oficialmente registada pela autarquia, reforçando, assim, a promoção desta que é, por excelência, uma das dez regiões vitícolas no mundo Património da Unesco.
A Madalena é oficialmente a capital dos Açores da Vinha e do Vinho. A marca foi registada pela Câmara Municipal da Madalena no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, dando origem à 525901ª marca portuguesa.
O processo iniciado pela autarquia em fevereiro de 2014 teve como objetivo promover o Concelho, que “é por excelência aquele que mais vinho produz em toda a região, revelando o potencial inesgotável do setor no mais jovem Município da Ilha do Pico, cuja história e expansão é indissociável à da produção do vinho”.
Efetivamente, o desenvolvimento da Madalena e a produção de vinho percorrem de mãos dadas toda a história do concelho, produzindo-se nestas terras lávicas um delicioso néctar conhecido nos quatro cantos do mundo e cuja exportação levou em tempos idos a reputação do Pico além dos limites setentrionais do Báltico até aos confins orientais da Índia e de Macau, numa epopeia de pedra de um povo, que à força dos braços ousou dominar a Natureza.
A promoção da viticultura, do vinho, das vinhas e das mais intrínsecas tradições do concelho “é crucial” para a Câmara Municipal da Madalena, que, desta forma, aposta num dos mais importantes setores locais “como uma incontornável imagem de marca de promoção do concelho e da Ilha, num reforço da nossa identidade, reconhecendo o magno trabalho de todos aqueles que dedicam ou dedicaram a sua vida à produção de vinho”.
GI CMM/RL Açores